CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE VILA DA PONTE
Instituição de Utilidade Pública – D. R.III SÉRIE, Nº 110 DE 12/ 5/ 99

Falar da população idosa não é falar de um grupo social com características homogéneas, registam-se diferenças significativas de acordo com a classe social a que pertencem, entre os idosos mais jovens e os mais idosos, entre homens e mulheres e também os que residem no meio rural e no meio urbano.

A estas diferentes categorias corresponderão necessidades e problemas específicos, os quais se deve ter particular atenção.

A problemática da terceira idade é complexa e multidimensional, já que, impõe que os aspectos materiais sejam vistos numa perspectiva mais ampla e que os problemas de isolamento e solidão, as condições físicas e psíquicas, as condições de alojamento, a convivialidade, assumam grande significado.

Atentos a esta problemática e à importância da manutenção do idoso no seu meio sócio-familiar, a freguesia de Vila da Ponte criou o Centro Social Paroquial Vila da Ponte com a valência de SAD (Serviço de Apoio Domiciliário).

O Centro Social Paroquial Vila da Ponte é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) sem fins lucrativos.